Curriculum vitae
Nome: José Jorge David de Freitas Gonçalves.
Data de nascimento: 02 de Novembro de 1973.
Nacionalidade: Portuguesa.
Habilitações
literárias:
1996, Julho – conclusão, em regime de opção extracurricular, do curso de Língua e Cultura Hebraicas, com a nota final de 14 valores.
1998, Julho, 24 – Conclusão da Licenciatura em História – variante de História da Arte na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa, com a informação final de 14 valores e a qualificação de BOM.
2000, Maio, 26 – Conclusão do Ramo de Formação Educacional (Pós-Licenciatura) em História – variante de História da Arte na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa, com a informação final de 15 valores e a qualificação de BOM.
2000, Novembro, 15 – Admissão no Mestrado em História Moderna na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.
2001, Abril, 5 – Certificação, pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, de competências pedagógicas para o desempenho de funções como Formador.
2004, Julho, 1 – Conclusão do curso de Mestrado em História Moderna na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa com a dissertação Em torno dos impressores de nome Manuel de Carvalho – notas para o estudo da tipografia no século XVII, orientada pelo Professor Doutor João José Alves Dias, com a informação final de MUITO BOM.
2005, Julho, 6 – Admissão no Curso de Doutoramento em História, especialidade de História Económica e Social Moderna na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.
2007, Fevereiro – Conclusão do curso de Latim Elementar I na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa, com a informação final de 18 valores.
2007, Julho – Conclusão do curso de Latim Elementar II na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa, com a informação final de 18 valores.
Actividades científicas e profissionais:
1999, Setembro, 1 – 2000, Agosto, 31 – Professor Estagiário na Escola Secundária Fernando Namora – Amadora, tendo concluído o estágio pedagógico com a informação de 16 valores.
2001, Outubro, 15 – 2002, Janeiro, 22 – Bolseiro do Centro de História de Além-Mar – Universidade Nova de Lisboa e do Instituto Açoriano de Cultura, trabalhando no Archivo General de Simancas – Valhadolide, Espanha.
2001, Junho – Bolseiro do Centro de Estudos Históricos – Universidade Nova de Lisboa, participando no projecto de publicação de Chancelarias Régias, para o qual realizou a leitura paleográfica e transcrição de vários livros da Chancelaria de D. João I.
2001, Julho – Integração no Centro de Estudos Históricos – Universidade Nova de Lisboa como Membro Investigador.
2006, Dezembro, 31 – Encerramento das actividades como bolseiro do Centro de Estudos Históricos – Universidade Nova de Lisboa.
2007, Janeiro, 1 – Bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, preparando, em exclusividade, a dissertação de Doutoramento.
Provas académicas:
Em torno dos impressores de nome Manuel de Carvalho – notas para o estudo da tipografia no século XVII, Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2004.
Publicação de Fontes:
Documentação sobre os Açores existente no Archivo General de Simancas – Guerra y Marina (1590-1605), CD I, s.l., Instituto Açoriano de Cultura, 2004.
Chancelaria de D. João I, Livro II, Tomo 1, Lisboa, Centro de Estudos Históricos – UNL, 2005.
Chancelaria de D. João I, Livro II, Tomo 2, Lisboa, Centro de Estudos Históricos – UNL, 2005.
Chancelaria de D. João I, Livro II, Tomo 3, Lisboa, Centro de Estudos Históricos – UNL, 2005.
Chancelaria de D. João I, Livro III, Tomo I (revisão), Lisboa, Centro de Estudos Históricos – UNL, 2006.
Chancelaria de D. João I, Livro IV, Tomo 1, Lisboa, Centro de Estudos Históricos – UNL, 2006.
Chancelaria de D. João I, Livro IV, Tomo 2, Lisboa, Centro de Estudos Históricos – UNL, 2006.
Estudos em obras colectivas:
«A Casa» in Nova História de Portugal (Direcção de Joel Serrão e A.H. de Oliveira Marques), vol. X – Portugal e a Regeneração (Coordenação de Fernando de Sousa de A. H. de Oliveira Marques), Lisboa, Editorial Presença, 2004, pp. 433-440.
«Aplicação de uma actividade didáctica: imagem e texto, complementares no ensino da História» in Um certo Portugal na segunda metade do século XIX e a euforia das primeiras décadas do século XX: recursos para o ensino da História e trabalho de pesquisa, s.l.. Associação de Professores de História, 2006.